Projeto Gutenberg Para Nós


Quem já teve algum contato com o assunto e-book, certamente já ouviu falar do Projeto Gutenberg, mas pode ser que não tenha dedicado algum tempo para explorar o que é ofertado por lá. Não vou me ater à história (muito bacana, aliás) do projeto porque isso pode ser vastamente consultado por aqui. Gostaria de trazer um pouco mais de detalhes sobre o conteúdo lá disponibilizado sob a perspectiva do leitor.

Comecemos pela questão do idioma. São mais de 30 mil títulos ao todo, a esmagadora maioria está disponível apenas em inglês, em português temos 518 obras, 1.888 em francês, 800 em alemão, 615 em finlandês, 405 em chinês, 316 em espanhol, além de edições em 54 outras línguas.

Vale notar que o site está disponível apenas em inglês e português, o que denota uma certa deferência com nosso idioma.

Boa parte dos títulos está disponível para leitura online, sem necessidade de qualquer download. Para quem preferir baixar o arquivo para ler em seu computador ou nos demais dispositivos de leitura (e-readers, tablets, smartphones) são ofertados arquivos em diferentes formatos, evitando a necessidade de conversões que podem não ser tão fáceis de executar para alguns usuários. Além dos formatos textos, há audiolivros também.

Naturalmente não espere encontrar lá o mais recente best seller, a maioria dos títulos são obras que já caíram no domínio público e foram digitalizadas com base em trabalho voluntário ou apoio de alguns parceiros do projeto.

Quanto ao aspecto visual, muitos dos arquivos podem não ter a melhor edição e sua aparência poderá variar conforme o dispositivo de leitura ou ter mesmo uma aparência bem pouco atraente, mas o conteúdo lá está. E o custo é zero, então pode ser um grande estímulo para aqueles que desconhecem, seja por resistência ou falta de oportunidade, um e-book de perto.

O idealizador deste projeto, Michael Hart, que morreu há bem pouco tempo, deixou um legado e tanto no caminho da disseminação do conhecimento pelo meio digital.

Read more: http://mauremkayna.com/artigos/item/12-projeto-gutenberg-para-n%C3%B3s.html#ixzz2VnZVjNdo


Sobre Maurem Kayna

Maurem Kayna é Engenheira Florestal, baila flamenco e é apaixonada pela palavra como matéria-prima para a vida. Escreve contos, análises sobre a auto publicação e tem a pretensão de criar parágrafos perenes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.