Labirintos Sazonais – livro e muito mais


Labirintos Sazonais é, em sua origem, uma obra de literatura digital. Foi criado para “fisgar” o leitor típico do ambiente web. É curto, tem potencial de interação com o leitor e está vinculado com redes sociais, por isso é digital. Tem links e imagens, mas o centro da obra é a palavra, por isso é literatura. Agora Labirintos Sazonais é, também, livro (em formato impresso e eletrônico), mas é livro e muito mais.

No entanto, mesmo antes de ter sido publicado em versão impressa saltou da versão digital para a analógica em oficinas do Sesc Mais Leitura, possibilitanto seu acesso mesmo em situações “offline” (foram usados cartões impressos com cada “peça” do texto para que os alunos “montassem” as sequências desejadas). Com isso, desde o início de sua criação, lá pelo finalzinho de 2012, tenho tido a chance de descobrir as tantas possibilidades de um livro, ou melhor, de cada texto.

Sobre as alegrias e percalços dessa publicação em múltiplas plataformas (website, e-book e impresso) saiu um artigo bacana no Colofão, que recomendo para quem se interessa pelos bastidores da trasformação de uma ideia em um objeto, no caso, um livro.

Mas é a reação dos que se deparam com o conteúdo que mais tem me mostrado coisas importantes acerca  do papel e das possibilidades da literatura. Um pouco desse aprendizado será partilhado com o público do evento que está sendo organizado pela Hub Editorial, em São Paulo, nos dias 05 e 06/fev/2015. A palestra faz parte da programação do 15º Encontros de Férias – O Conhecimento na Era Digital – e será uma oportunidade de discutir em que medida a tecnologia contribui ou dispersa e qual o papel dos educadores na formação de leitores, artigo tão indispensável a uma sociedade menos caótica. Fica o convite para quem estiver em São Paulo no período.

Literatura para interagir

Literatura para interagir

Ainda sobre reações, há mais que aprendizado e experiência, há muita alegria ao ver as impressões que o livro impresso tem causado, como esse registrado no blog Bluemadel lê.

E fica aqui o convite para interagir lá no site e se tornar um pouco autor também! Lá o e-book está disponível para download gratuito, nos três idiomas. Se preferir o impresso, clica aqui para comprar o seu.

 

 

 

 

 

 

[whiteframe padding=”informativo”]

[/whiteframe]

 


Sobre Maurem Kayna

Maurem Kayna é Engenheira Florestal, baila flamenco e é apaixonada pela palavra como matéria-prima para a vida. Escreve contos, análises sobre a auto publicação e tem a pretensão de criar parágrafos perenes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.